Entrar

Menu principal

Índice do fórum Guarapas
   Náutica
     INCLINAÇÃO CORRETA DA RABETA
Registre-se para enviar mensagens

Retrair comentários | Novos primeiro Tópico anterior | Próximo tópico | Fim da página
Enviado por Organizado por tópicos
RAFAMERG
Enviado em: 02/10/2008 10:16
Expert Sub
Usuário desde:: 26/4/2008
Localidade: Vila Velha - ES
INCLINAÇÃO CORRETA DA RABETA
Salve galera........qual a inclinação correta da rabeta do motor.......eu costumo deixar ele todo baixo.....tenho um inflavel de 3,60 com motor de 15hp........e ando com no maximo 3 pessoas(geralmente 2)
o q realmente essa altura influencia(anda mais?, bebe menos?) quem puder favor me de dicas
abraços
rafael

----------------
" Queria saber voar, pra la do alto poder ver voce, te ver sorrir , te ver sonhar, coisas lindas quero te dizer, se um anjo encontrar, eu vou pedir pra ele te proteger ó estrela que faz enxergar que a vida é linda de viver" (chimaruts)

GUI
Enviado em: 02/10/2008 11:01
Expert Sub
Usuário desde:: 19/5/2005
Localidade: Sao Paulo
Re: INCLINAÇÃO CORRETA DA RABETA
blz Rafa...

Inclinaçao correta da rabeta é totalmente diferente para cada barco. Principalmente falando de Inflaveis.
Nao existe a correta. Existe a que vai bem para seu barco.

Se vc esta usando toda para baixo ate o ultimo pino vc tera um arranque com planeio mais rapido, ou seja o barco devera arrancar e baixar a proa mais rapido (aquela hora que o motor enterra a popa do barco durante um tempo) Infelizmente uma caracteristica dos Inflveis eh realmente enterrar mais ainda a popa.
Vc pode usar os foils para melhorar o desempenho da arrancada e tentar otimisar gazolina com isso. Porem vc vai perder um pouco de velocidade durante o cruzeiro.

Quando vc abaixa totalmente a rabeta do seu popa ele realmente tera um planeio um pouco mais rapido, porem na navegaçao vc tera sua proa baixa fazendo com que o bote sempre soque a proa nas ondas ou em um mar de popa o bote estara sempre forçando uma imbicada. Sem riscos mas prejudicando o conforto e navegabilidade da embarcaçao.

Tentar regular para um meio termo é o ideal. Achar o ponto em que o barco nao enterre a popa na arrancada demasiadamente e tbm navegue da melhor forma na hora de cruzar é o que se deve buscar na hora de se TRIMAR o motor.
TRIMAR é o termo usado para este tipo de regulagem.

Em barcos com motores de POPA maior o trimer é eletrico proporcionando ao piloto uma trimagem durante a navegacao. No meu barco dependendo do peso a bordo e das condicoes do mar posso levantar ou abaixar a pro do meu barco TRIMANDO o motor como eu quiser.

Como em motores de menor porte não temos esta alternativa o ideal é usar o motor no meio termo.

OK
RAFAMERG
Enviado em: 02/10/2008 12:29
Expert Sub
Blz GUI.......grato pelo esclarecimento.....
vou procurar utilizar o "meio termo" na hora de "TRIMAR" o motor......e adequar a melhor regulagem
grato novamente
abraços
rafa

----------------
" Queria saber voar, pra la do alto poder ver voce, te ver sorrir , te ver sonhar, coisas lindas quero te dizer, se um anjo encontrar, eu vou pedir pra ele te proteger ó estrela que faz enxergar que a vida é linda de viver" (chimaruts)

GUI
Enviado em: 02/10/2008 17:09
Expert Sub
Legal Rafa

Espero que vc encontre o angulo certo, por vezes mexemos testamos de varias maneiras e a melhor ainda era aque vc estava usando, acontece hahahaha... Mas o que é legal é realmente buscar fazer os testes mesmo.

Vc pode cronometrar o planeio a partir do momento que vc realmente sentir o barco descolando e abaixando a proa. Em barcos grandes esta sensação é dificil de perceber então marcamos o momento exato que surge aquela onda unica atras do barcoe, specie de turbilhão que faz as duas marolas, do momento que arrancamos buscando toda a potencia do motor até quando o barco plana.

lembre leva em consideraçao que se vc normalmente sai em 3 no barco onde estara este peso todo ?

Na proa ?

Então tente trimar para que a proa se levante durante o cruzeiro e sinta se melhorou a navegação...

E por ai vai ...

Valeu depois conte os resultados aqui.
LEduardo
Enviado em: 02/10/2008 17:29
Master Sub
Usuário desde:: 26/12/2005
Localidade: Vitória/ES
Rafa,

Pelo que eu entendi, o seu motor não TRIM (elétrico) e a regulagem é no encaixe do próprio motor, certo?

Bem, o que eu posso dizer é que, qnt mais levantada estiver a rabeta (desde que a embarcação esteja planando, é óbvio), menor será o seu consumo e vc verá que a velocidade tb será maior (com a mesma aceleração). O motivo é que o arrasto diminui.

O problema é que, se vc levantar muito a rabeta, automaticamente vc terá dificuldade em abaixar a proa e planar.. Eu consegui resolver este problema com um hidrofólio. Depois desta peça, posso dizer que tenho outra embarcação.

GUI
Enviado em: 02/10/2008 19:24
Expert Sub
Ai Rafa

Uma dica de quem usa a mesma embarcação pelo jeito. Talvez deixando seu trim um pouco mais elevado e usando um foil sua performance vai melhorar possivelmente a embarcação vai navegar melhor.

O Foil ou Hidrofoil é uma ferramenta desenvolvida principalmente para inflaveis. E pode ser uma boa solução para que vc consiga ter uma trimagem mais levantada da rabeta. Otimisando gasolina e melhorando sua navegação sem perder tempo nos arranques.

ABRAÇO A TODOS
RAFAMERG
Enviado em: 03/10/2008 21:53
Expert Sub
valeu GUI E SQUALO.......OBRIGADO NOVAMENTO PELOS ESCLARECIMENTOS E VOU TESTAR ESSE FDS, DEPOIS POSTO COMO FOI........
ABRAÇÃO
RAFA

----------------

Retrair comentários | Novos primeiro Tópico anterior | Próximo tópico | Topo

Registre-se para enviar mensagens

Usuários online

123 visitantes presentes (26 na seção: Fórum)

Associados: 1
Anônimos: 122

cleyton, mais...