Entrar

Menu principal

Índice do fórum Guarapas
   Técnicas
     Técnicas de aproximação
Registre-se para enviar mensagens

| Novos primeiro Tópico anterior | Próximo tópico | Fim da página
Enviado por Organizado por tópicos
samir
Enviado em: 27/12/2007 13:17
Pro Sub
Usuário desde:: 18/10/2007
Localidade: Porto de galinhas
Técnicas de aproximação
Oi galera tudo certo? Agua limpa?

Está acontecendo aqui em porto um debate que ja tomou proporções inacreditáveis entre os praticantes da pesca sub.

A galera está dividida entre duas formas de aproximação do peixe (logico... sempre levando em conta as caracteristicas de cada peixe).

Um é chagar com o arbalete recolhido e só apontar quando escolher o alvo.

Outro consiste em já nadar apontando o arbalete e pronto pra apertar o gatilho num giro de punho.

Pra mim a segunda maneira é realmente muito mais logica já que o movimento de ataque do predador ja é bem conhecido no mundo animal e puxar o arbalete em direção do peixe fica mais do que na cara quais são as suas intenções.

O que é que vocês acham?

Valeu galera !
Samir

----------------
><(((º>`·.¸¸.·´¯`·.¸><(((º>¸.
><(((º>`·.¸¸.·´¯`·.¸.·´¯`·...¸><(((º>

samir
Enviado em: 04/01/2008 23:07
Pro Sub
Usuário desde:: 18/10/2007
Localidade: Porto de galinhas
Re: Técnicas de aproximação
Oxe!!!

Ninguem???? Nada?????
Ninguem tem nada pra falar???
Esse forum funciona ou minha duvida é merda mesmo???

Fish ------>

agua roxa so pra mim!

----------------
><(((º>`·.¸¸.·´¯`·.¸><(((º>¸.
><(((º>`·.¸¸.·´¯`·.¸.·´¯`·...¸><(((º>

marcaoz
Enviado em: 04/01/2008 23:38
Pro Sub
Usuário desde:: 03/7/2005
Localidade: Ilha Solteira -SP
Olá Samir! Minha experiência em água slagada é mesma que nada. Por que não experimenta várias vêzes das duas maneiras que você citou e tira sua própria conclusão? Pessoalmente, como a visib. por aqui não é muita, costumo deslocar-me com a arma retraída e esticar no momento do tiro. Com movimentos suaves não se espantam não. E obtenho bons resultados. Já no mar, com muita visib., não me atrevo a opinar. Abraços. Marcão.
ccbarrozo
Enviado em: 05/01/2008 00:05
Master Sub
Usuário desde:: 08/2/2006
Localidade: Belford Roxo, RJ
Percebo que é quase uma unanimidade entre a turma que conheço, além de minha posição também: arma retraída e apontada somente na hora de fazer a pontaria. Isso porque é mais fácil e confortável de transportar a arma (se a empunhadeira é do tipo que fica na extremidade e não quase no meio da arma) além de que facilita à aproximação do peixe sem que ele se assuste. Quanto ao momento de esticar o braço e fazer pontaria, deve ser feito lentamente. Todo movimento brusco assusta os peixes. Seja em mar aberto, seja em caça de espera no fundo ou mesmo de toca.

----------------
Pr. Cláudio Barrozo

"Mas os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz, a fim de que possa ser visto claramente que as suas ações são feitas de acordo com a vontade de Deus" (João 3.21)

Tel.: (21)99398-4054

macura
Enviado em: 05/01/2008 00:06
Master Sub
Usuário desde:: 28/12/2007
Localidade: ES-MG
Antes de ver alguns videos e algumas dicas, eu não recolhia a arma, mas agora faço assim...Não tenho certeza do resultado!

Sei que o importante é ter calma, movimentos lentos e tentar atrair o peixe, usa a curiosidade dele.
janilson
Enviado em: 05/01/2008 08:39
Básico Sub
Usuário desde:: 17/8/2006
Localidade: Vitória-ES
Pratico caça desde os 13 anos,e mergulho autonomo desde os 17,hj tenho 36 e minha opiniao sobre a aproximação depende de diversos fatores:visibilidade,correnteza ou não,especie visada,tamanho do especime e da arma e suas caracteristicas,local muito frequentado ou não que influi no comportamento do peixe,profundidade pois seus movimentos de superficie e entrada de agua no snorkel causam barulhos,etc.
Basicamente é a questão do ponto de vista do capturado,que vai assustar-se com qualquer tentativa de aproximação com movimentos bruscos ou sons desconhecidos.
Dentões por exemplo,rapidamente se entocam,e muito, caso não atire na primeira visada e não tenha folego para esperar sua curiosidade,garoupas e badejos,tem extremo mimetismo,muitas vezes são assustados,quando nos assustam por surgir logo ao lado,sargos listrados são pegos com facilidade ao "cercá-los" nas esquinas dos locais que se alimentam,tipo pilastras de pontes,pedras com sururu,etc.
É questão de paciência,o que melhora o fôlego,e cada peixe é um peixe,avalie de forma instantanea seu comportamento,combinado a fatores como visibilidade,correnteza,arma,etc. Ou seja "If you don't pratice,you never learn", Mas com agua muito suja ,daí nem tem jeito mesmo de praticar
Bons peixes
YOGOROSADO
Enviado em: 05/01/2008 11:56
Básico Sub
Usuário desde:: 23/11/2007
Localidade: Mossoró/Rn
Olá amigo.
Na minha pouca experiência, o que pude perceber é que a curiosidade do peixe é fundamental para sua captura, porém o instinto de sobrevivência dele é bemmm maior!!! sendo assim, se ele se sentir ameaçado ele vai disparar.....e aí, na minha maneira de ver, o mergulho se torna mais arriscado...pois o peixe dá aquela disparada e fica olhando o caçador de uma distância maior....aí dá aquela vontade de ir atrás......nessa hora, DEIXA ELE IR EMBORA!!! dá vontade de ir atrás,eu sei bem disso, mas pode custar a vida do mergulhador!!
Abraços!!!
ITO
Enviado em: 24/01/2008 10:11
Básico Sub
Usuário desde:: 23/5/2007
Localidade: Paraná
Eu mergulho apontando o arbalete p/ frente pois se passa um peixe na frente, não dá tempo de esticar o braço e atirar!
Já tive esta experiencia com curimbas q. passaram na minha frente e eu fui esticar o braço meio rápido dai eles eles aceleraram e eu fiquei na saudade! Ainda bem q. eram curimbas, se fossem dourados me daria depressão, hehehe!
Sanches
Enviado em: 24/01/2008 10:26
Master Sub
Usuário desde:: 08/6/2007
Localidade: Cafelandia SP
Depresão heheheheh ! essa foi boa rs
Eu acho que depende muito da especie do peixe e do
ambiente. Existem peixes muito arisco e desconfiado, que
apenas com uma encarada eles ja fogem. Mas tbm existem
akeles que nem vc tentando espantar eles não saem da
frente para vc poder mirar no maior que esta atrás !

----------------
- viniciaomats@hotmail.com -
Consciência e Ética Hoje!... Peixes e PescaSub Amanhã!

Max
Enviado em: 24/01/2008 11:36
Expert Sub
Usuário desde:: 20/5/2005
Localidade: Vitória - ES
Para mim o fator que irá decidir isso é o tipo de técnica que você estará usando.

Na dinâmica onde você está em movimento, como a folha seca, você poderia retrair o braço e colocar a arma junto ao seu corpo: Isso faz seu braço descançar durante o mergulho ( principalmente em armas maiores ) e faz o peixe "achar" que seu corpo é menor diminuindo assim o limite de segurança que o peixe mantém de você; o peixe acha que o arbalete é parte do seu corpo então matém uma distância do que estiver mais próximo dele.

Se você estiver estático, como na espera, você poderia ficar com o braço pronto para o disparo mas imóvel, já que o objetivo aqui é o peixe se aproximar de você.

Qualquer que seja a técnica o movimento tem que ser lento para não afugentar os peixes e ficar deprimido como nosso amigo falou. Passe a impressão de ser um observador e não um predador durante uma caça. Quantos já passara pela situação de em um mergulho onde você não está com a arma os peixes aparecerem em quantidade e se aproximarem tanto quanto a distância de um braço?

Por fim apresento essa foto ( do amigo Frac, de outro fórum ) onde provavelmente aconteceu durante a manobra folha seca, onde o arbalete fica próximo ao seu rosto.
Não é sempre que o arbalete dispara só quando se aperta o gatilho.

----------------
Abraço.

Frases da caça no azul :
Junto à costa o caçador submarino está no topo da cadeia alimentar, no azul, desce uns quantos degraus mais adequados à sua modesta posição.

(1) 2 3 4 ... 15 »
| Novos primeiro Tópico anterior | Próximo tópico | Topo

Registre-se para enviar mensagens

Usuários online

116 visitantes presentes (28 na seção: Fórum)

Associados: 0
Anônimos: 116

mais...