Entrar

Menu principal

Índice do fórum Guarapas
   Bricolagens & Gambiarras
     ajuda arpao 40cm agua doce
Registre-se para enviar mensagens

Retrair comentários | Novos primeiro Tópico anterior | Próximo tópico | Fim da página
Enviado por Organizado por tópicos
andrezao
Enviado em: 14/02/2010 10:03
Pro Sub
Usuário desde:: 12/4/2008
Localidade: Sobral e Fortaleza - Ceará
ajuda arpao 40cm agua doce
bom dia prezados!

atualmente resido numa localidade onde as condições de visibilidade sao minimas, 1m, e mtas vezes menos ainda.
atualmente tenho um elite 60cm, mas ainda e gde, pois tenho que caçar sempre com ele recolhido e me faz perder mto peixe.
tive a experiencia de caçar com um 50cm. a experiencia foi bem melhor... dobrei o numero de peixes! Mas o ideial era que fosse ainda menor, pois caço 70% das vezes nas algas e os peixes permitem uma aproximação excelente, mas a arma tem que ser curtíssima para não enrolar nas algas.
agora solicito-lhes ajuda ao maximo que puderem:

1- arma a ser projetada sera 40cm.
2- já tenho a seta 7mm de um 110, que vou cortar.
3- o corpo será de madeira. penso em cedro, o que vcs acham?
4- qual o tamanho do elastico circular (mega)? tirei um dos de 90, mas achei que ficou forcando mto!
5- o gatilho será de um cobra, que ja possuo.
6- o solta linha ja peguei ideia.

duvida nos topicos: 3 e 4!

grato
gooopas
Enviado em: 14/02/2010 12:23
Pro Sub
Usuário desde:: 05/12/2006
Localidade: Santos - SP
Re: ajuda arpao 40cm agua doce
Caro Andrezão....

em relação ao topico 3 - cedro ou mogno são excelentes madeiras p/ vc efetuar a construcão da arma.

em relação ao topico 4 - não te aconselho um elastico mega pois tais elasticos de espessuras grossas tem pouca elasticidade qdo são pequenos, perdem em muito sua potencia, te aconselho dual de 16mm pois ficam mais facil de armar e são elasticos mais versatil p/ armas bem pequena, ja q vc mencionou q tem boa aproximação dos peixes.

Obs: tente usar outro sistema de gatilho pois o da cobra se for for reforçado com pino de segurança ira começar a disparar sozinho principalmente se usar um mega.

espero ter ajudado, boa sorte na construção de sua mini arma......

----------------
(013)9149-0031
(013)7818-7683 ID 113*29214

Não ha nada que um dia de pescasub não cure

Diegos
Enviado em: 14/02/2010 15:52
Expert Sub
Usuário desde:: 12/12/2009
Localidade: Cariacica-ES
Existe um arbalete para pegar lagosta muito bom quem sabe no seu caso resolva ele tem 30 e 40 cm..

----------------
Diego Garcia
Técno Sênior Instrumentação
diegos@oi.com.br

Visitante
Enviado em: 14/02/2010 16:45
Citando:

schwanz escreveu:
Existe um arbalete para pegar lagosta muito bom quem sabe no seu caso resolva ele tem 30 e 40 cm..

Eu ia recomendar exatamente isso.

É bom ressaltar que a Omer tem arma de 40cm.

Indago ao companheiro André (Andrezao) se não seria mais recomendado adquirir uma seta da arma 50? Uma 70, por exemplo, com uma seta da 60, fica exatamente do tamanho de uma 60 original e, assim por diante.

Vai chegar a hora em que a própria 60 será pequena!

André, com essa 40, improvisada, caso apareça um tucunaré ou uma tilápia de 3kg, a raiva vai ser grande, camarada!

Aqui, uma 40 só serviria para pegar pitu.

Abraço.
rochasub
Enviado em: 14/02/2010 16:46
Básico Sub
Usuário desde:: 23/4/2009
Localidade: santos sao paulo
bom essa arma que o amigo sitou ai e a famosa ringo ela e bem pequena porem ela perde em potencia de tiro mais se for pra exemplares pequenos ela e bem funcional espero te ajudado agua roxa pra nois sempre
Renato.sub
Enviado em: 14/02/2010 17:28
Expert Sub
Usuário desde:: 15/4/2005
Localidade: Palmas - Tocantins
Caro,

Uma arma de 50cm já é quase um equipamento inútil de tão fraca que ela é.

Uma 40 então, vai ser ainda pior. Mesmo com elástico bem curto ou mesmo dual 16, a seta vai ser muito leve de tão pequena, que será muito difícil penetrar em algo que tenha mais de 1 kg de peso.

Uma solução possível seria o uso do dual 16 com uma seta de 8mm, que tem mais peso. Mesmo assim, não boto muita fé.

A não ser que você queira arpoar só peixes miudos, não recomendo o uso de um arbalete tão curto.

Uma solução interessante seria o uso de uma pneumática cobra com cano cerrado para ficar mais curta.

Uma boa configuração é uma cobra especial cortada para usar uma seta da cobra mini. É uma arma bem curta, mas muito potente.

Outra opção seria o uso de um arbalete com empunhadura central, aí no tamanho equivalente à potência que se deseja.

Pode-se fazer um arbalete do tamanho de um 60, mas que da mão pra frente tem o tamanho de um arbalete 35 ou 40, mantendo a potência e melhorando a manobrabilidade.

Mas nesse último caso seria necessário construir a arma. Foi essa mesma necessidade que me fez construir meus arbaletes de madeira.

Renato.

----------------
http://www.youtube.com/user/renatosub

Meu canal de vídeos de pesca subaquática. Toda semana tem algo diferente. Inscreva-se e receba notificações quando houver novidade.

andrezao
Enviado em: 15/02/2010 09:39
Pro Sub
as senhores, desde já, agradeço a atenção!<br /><br />qto aos ao material que vou usar na arma (seta, elastico e gatilho), iria usa-lo porque já tenho e para evitar custos.<br /><br />qto ao tamanho dos peixes... eles raramente passam de 2kg.<br /><br />em relação ao elastico, pensei no mega, pq ja tenho e pq a seta é de 7mm, pois certa vez, em um 50cm de 7mm usei um 16mm e ficou uma droga, mas substitui por um mega e fiou execelente.<br /><br />ate agora, a ideia, que no meu modo de ver, é mais plausível, é a do prof Renato: empunhadura central. Mas falta a tecnica, pois é minha primeira arma artesanal!<br /><br />mas com tudo isso senhores, perdoem a minha insistencia ignorante; peço aos caros colegas mais uma informação: para eu avaliar os pros e os contras, contrariando o senso geral, se fosse para projetar uma arma com estas caracteristicas supracitadas, qual seria o tamanho do elastico circular, mega (de qual arma...90, 100 ou 110)<br /><br /><br />agradeço a todos
Andre_Sub
Enviado em: 15/02/2010 11:25
Expert Sub
Usuário desde:: 26/10/2006
Localidade: Aracaju/SE
Re: Arbalete 40cm pra água doce
Citando:

andrezao escreveu:
.....perdoem a minha insistencia ignorante; peço aos caros colegas mais uma informação: para eu avaliar os pros e os contras, contrariando o senso geral, se fosse para projetar uma arma com estas caracteristicas supracitadas, qual seria o tamanho do elastico circular, mega (de qual arma...90, 100 ou 110)agradeço a todos

André,

Faço pescarias aqui com está visibilidade também(1mt). Só não tem estas algas que eu acho que são Begonias ou Juncos.

Como não consegui me adaptar com arma recuada(no caso era uma 70cm) adquiri um arbalete de madeira com empunhadura central do Renato TO que da empunhadura pra o cabeçote tem 50cm e usa flecha/seta/ arpão da 70 ou 75cm com dual 16mm.

Um megatom da arma de 115cm(20mm x 34cm) daria bem na sua 40cm pois vc usaria um dos pares pra fazer o circular.

Mas se está arma fosse minha eu montaria com um dual 16mm(25cm) Divecom azul ou Rob allen.

Mas concordo com o Renato que o peso da flecha/seta/arpão não ia ajudar vc a capturar peças de tamanhos maiores, já que o tamanho do arpão da 50cm tem 80cm e da 40cm seria menor ainda.

Só pra vc ficar ciente a New Dive/RJ vende arbalete Divecom com cano de 33cm. Segue link:

http://www.newdive.com.br/detalheProduto.asp?cod_produto=1213

Espero ter ajudado vc

----------------
André Cavalcanti

Antes de criar um tópico use a opção Pesquisar

andrezao
Enviado em: 15/02/2010 12:13
Pro Sub
obg amigos

usarei dual de 25cm 16mm

grato.
Caldo
Enviado em: 15/02/2010 13:21
Pro Sub
Usuário desde:: 07/2/2009
Localidade: Ariquemes, Rondônia
Prezado Andrezão, aqui na minha região eu tenho o mesmo problema que vc quanto a visibilidade e aqui a arma que usamos é a pneumática cobra mini, e ainda com o cano e a seta serrados para ficar mais curta e apesar dos contra eu ainda acho que a arma para baixa visibilidade, porque com essa arma já "peguei" pintado de 22kg, o problema é que dá muita manutenção e às vezes quando vou pescar longe levo pelo menos três armas.

----------------
gmail: nelsoncalderarisobrinho@gmail.com

(1) 2 »
Retrair comentários | Novos primeiro Tópico anterior | Próximo tópico | Topo

Registre-se para enviar mensagens

Usuários online

91 visitantes presentes (15 na seção: Fórum)

Associados: 1
Anônimos: 90

Renan_RG, mais...